quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cidade: Impasse resolvido no Centro de Saúde Nº1 de Mirandela

Parece estar ultrapassado o problema da falta de higiene e salubridade do Centro de Saúde Nº1 de Mirandela, originado pela ausência de assistentes operacionais e que chegou a por em causa o seu normal funcionamento.

Apesar de ninguém estar disponível para prestar declarações, ao que apuramos, ontem, o Agrupamento de centros de saúde (ACES) Nordeste, deu luz verde ao coordenador daquela unidade de saúde para integrar três auxiliares que assegurem em condições mínimas, a recolha de lixo, a esterilização do material para prestação de cuidados de saúde e o plano de higienização, precisamente, as actividades que não foram asseguradas na primeira semana de 2012, resultantes da dispensa de alguns funcionários com contratos de prestação de serviços.
Esta situação levou mesmo o delegado de saúde do concelho a informar o coordenador do centro de saúde Nº1 de Mirandela que não estavam reunidas as condições mínimas para a garantia da saúde de utentes e funcionários. Perante a gravidade da situação, o coordenador da unidade de saúde fez chegar ao ACES Nordeste um alerta dando conta que, caso a situação não fosse resolvida, o centro de saúde fechava as portas.

Ontem, ainda existia algum impasse, mas, acabou por ficar assegurada a contratação de três auxiliares. Recorde-se que, na última semana de 2011, foram dispensadas 179 pessoas com contratos de prestação de serviços nos centros de saúde do distrito de Bragança e nas três urgências básicas.

Ao contrário do que vinha a acontecer nos últimos meses, os contratos em vigor não foram prorrogados para este ano.


Escrito por CIR

[Fonte: Rádio Brigantia]

Sem comentários: